quarta-feira, julho 30, 2008

Para jogar ao pião é preciso um cordeli

Estava eu no outro dia à espera do metro no Jardim Zoológico, quando comprovei a existência de um grupo de pessoas que, há já algum tempo, desconfiava que existissem. Eles são uma espécie de Templários, um género de Maçonaria da Língua Portuguesa, disfarçados de senhores de meia idade com a camisa aberta nos três primeiros botões, ou senhoras que vestem camisolas que mais parecem naperons e que, para ficarem modernas, levam na mão malas feitas de embalagens de café Delta.
Eles têm em sua posse o verdadeiro código da nossa língua. Agora percebo porque se criou o novo acordo ortográfico. Foram eles que o criaram. No fundo, é apenas mais areia para os nossos olhos, para que só eles continuem a saber falar bem o português. Gente da minha terra, andamos todos enganados. Mas eu, no outro dia, descodifiquei um dos códigos.
Em bom português, as palavras acabadas em "L", na verdade, acabam em "i". Como no caso da palavra "papel".

7 comentários:

Nessy disse...

Loli...!!!

Lagosta disse...

mas ñ fica por ai, acredita. e por isso mesmo se fala hoje em acordo ortográfico. é que algures num interior, na terra onde se diz sesta-fêra em vez de se dizer sexta-feira, certas palavras acabadas em o são substituidas por e. como por exemplo isso mesmo = isse mesme; olha que rapaz tão prendado e bonito = olha que moçoile ou cachope tã prendade e bonite

Play Dead disse...

tomem lá:

http://i-play-dead.blogspot.com/2008/10/um-post-para-patrcia-e-para-os-h-que.html

Anónimo disse...

Que estupidez estes comentarios. Se existem diferenças na forma como se pronunciam certas palavras é porque deve haver uma explicação para isso... não?

Logo, existe um modelo padrão da pronúncia das palavras, mas que pode ser afectado, nomeadamente devido ao chamado "sotaque" que existe no mundo inteiro, e difere de regiao para regiao... (sim, em portugal é assim!!! Mas também é assim nos EUA, na França ou em qq outra parte do mundo.

Logo, há por ai mto boa gente cheia de mania e a debitar palavras de 100 euros, qd mts vezes nem sabe o seu significado.

E dp ainda se vêm auto-intitular de artistas........ poupai-me... tive que comentar. Cheguei aqui sem querer, mas fez-me confusao esse post tao sem graça e ainda mais o seu comentario carunchoso.

rednosedraindeer disse...

Sr. Anónimo,

que comentário tão estúpico. Poupe-se. E poupe-nos também.

Não nos auto-intitulamos de nada. Somos o que somos, e se temos pretensões a mais, não é ao que está na nossa essência. Por isso não venha cá, Sr. Anónimo, querer que sejamos mais do que somos e fazer do que escrevemos no blog mais do que aquilo que é.

Boa viagem, lá para França ou para os EUA.

Anónimo disse...

nao digo mais nada... Podia deixa-lo (os/ a/ as) ainda mais sem graça!

Anónimo disse...

Por que nao:)